Residência NB

• FICHA TÉCNICA

• arquitetos: Alexandre Brasil, Paula Zasnicoff
    • prêmios: destaque ex-aequo na 9ª Bienal de São Paulo, suporte digital | menção honrosa na 13ª premiação de arquitetura do IAB-MG, categoria habitação unifamiliar
    • consultor:
    • colaboração: Mariana Borel
    • local: Nova Lima, MG, Brasil
    • área construída: 615 m2
    • concurso:
    • projeto: 2007
    • construção: 2010
    • fotos: Leonardo Finotti
    • imagens:
  • MEMORIAL DESCRITIVO

• A topografia do terreno com forte aclive inicial e a possibilidade de usufruto de diferentes paisagens – serras e perfil da cidade – orientaram a implantação da residência na porção superior do lote com declividade mais suave. Uma sinuosa rampa escada ladeada pela via de acesso de veículos atinge o primeiro platô onde estão localizados o hall de acesso principal, adega, sauna, vestiários, áreas de serviços e garagem. Duas escadas promovem a ligação com o andar superior nivelado com a praça central de lazer construída sobre o terreno natural configurada por dois pavilhões de vidro. O frontal, destinado ao uso coletivo, e aberto para a cidade, abriga cozinha, churrasqueira, sala de estar, jantar e varanda. O posterior, voltado para a montanha, abriga as áreas íntimas, quartos e banheiros. A circulação que estabelece a ligação entre eles se alarga para receber a sala íntima. Sobre ela, semi-enterrado encontra-se o quarto de lazer das crianças. A estrutura em concreto com colunas circulares e lajes nervuradas viabilizam os grandes vãos.